Logo | Prof. Ricardo Pastore

Muito além da graduação...

13/11/2014

OS CINCO ANOS DE FACULDADE DE FARMÁCIA PODEM SER CANSATIVOS, MAS O PROFISSIONAL QUE DESEJA SE DESTACAR DEVE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE É PRECISO BUSCAR ESPECIALIZAÇÕES ALÉM DO CURSO REGULAR.

OPORTUNIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

A ESPM já tem mais de 60 a nos de atuação, mas somente neste ano decidiu criar o curso Marketing do Varejo Farma, voltado para a capacita<;ao de profissionais da indústria e do varejo que atuem na área de marketing. "Nossa estratégia e focar nos segmentos emergentes. Como o setor farmacêutico tem crescido muito nos últimos anos, decidimos criar um programa que atendesse este publico", explica o coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM, Ricardo Pastore. Para que a grade curricular atendesse as necessidades e expectativas desses profissionais, a ESPM entrou em contato com diversas entidades e empresas do setor para obter índices e dados que ajudassem a instituição a mergulhar nesse universo, ate então pouco explorado. "Elegemos alguns parceiros, como o IMS Health, para nos ajudar a entrar no mercado, pois a escola não tem tanta tradição no setor farmacêutico." Feita a pesquisa inicial, a primeira turma do curso foi formada no mês de outubro deste ano. Entre o conteúdo ministrado, estão conceitos e ferramentas avançadas de marketing, especialmente adaptadas ao segmento. A programação prevê aulas sabre comportamento dos shoppers, gerenciamento por categorias e ações no ponto de venda (PDV), incluindo novos conceitos como Varejo 3.0. Parte das aulas ocorre no Retail Lab, exclusivo ambiente experimental onde os alunos aprendem na pratica o que veem em sala de aula. Criado ha nove anos, o espaço reúne replicas de lojas de varejo alimentar, farmacêutico, vestuário e eletroeletrônico, com gondolas, balcão e áreas de checkout fieis aos encontrados nas lojas. "Em um espaço pequeno, conseguimos integrar vários formatos varejistas, com o objetivo de oferecer ao mercado e aos alunos uma área capaz de reproduzir em ambiente controlado como o que encontramos na pratica no mercado."

CONFIRA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA EM: Revista Guia da Farmácia_Novembro 2014

POR FLAVIA CORBÓ em GUIA DA FARMÁCIA – NOVEMBRO 2014


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercross