Logo | Prof. Ricardo Pastore

A importância do conhecimento para o varejo

12/11/2013

Caros leitores,

No dia 8/11 participamos da inauguração da Escola do Varejo realizada pelo CDL de Cuiabá. O objetivo desta importante iniciativa é o fomento do varejo do Estado do Mato Grosso por meio da formação, capacitação e treinamento de profissionais, gestores, executivos e empresários de empresas varejistas atuantes neste que é um dos mais promissores mercados do país.

A Escola do Varejo tem como parceiro acadêmico o Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM que será o braço responsável por fornecer os programas, professores e conteúdos. Entretanto, o foco será o mercado local e suas necessidades, o que sugere a construção de programas sob medida para as empresas locais.

A experiência com o Retail Lab, o laboratório experimental de varejo da ESPM, foi decisiva para a concretização da parceria e esta poderá ser uma das etapas futuras da Escola do Varejo, o desenvolvimento de um espaço experimental local para treinamentos e pesquisas.

As bases de desenvolvimento do varejo e de demais atividades econômicas dependem do conhecimento e neste sentido, a iniciativa do CDL Cuiabá deve ser elogiada. Com o aumento da profissionalização, da internacionalização e do tamanho do mercado, as empresas terão que se apoiar em gestores capazes de conduzir processos de expansão.

Ter equipes prontas para abrir uma nova loja em outros municípios é um exemplo típico e comum no dia-a-dia de uma empresa varejista. Depender de condições externas para expandir é colocar a vantagem no campo do concorrente, portanto tais condições devem ser criadas internamente nas organizações.

Planejar o crescimento e formar pessoas para tal, esse é o caminho.

Boa leitura!

Ricardo Pastore


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercross